Mestrado, o próximo passo!

26.3.15



A decisão do seguir para mestrado nunca se alterou desde antes de ter me inscrito na minha faculdade. Sempre foi o motivo de me ter trazido para este curso! 

Tenho andado completamente a mil e mais uma responsabilidade, a de escolher o que quero fazer para o resto da minha vida, não tem ajudado muito. Apesar de já ter entrado para este curso com expectativas e com ideias formadas de que mestrado queria seguir a escolha é sempre mil vezes pior. Toneladas de cadeiras, programas gigantes, montes de "e se", só ter x cadeiras que se pode fazer quando x+3 cadeiras é que são mesmo "a nossa cara".

Contas feitas parece-me que vou juntar a área da saúde com planos de negocio e tudo o que puder ligar ao lado empresarial. Um bocadinho estranho para quem foi para uma engenharia com programações mas... o caminho para o mestrado era só este portanto tive de me aguentar à bronca!!

Já perdi a conta ao numero de vezes que me perguntaram "mas se queres panos de negocio e coisas ligadas ao mundo empresarial porque não foste para gestão? Ou economia? ou finanças?"

A resposta é só uma: 

  • O meu futuro mestrado é actual ao contrario da gestão ou economia que é mais caquéctico que o Manoel de Oliveira
  • É um lado empresarial que não é abrangido pelos cursos de gestão (por isso é que temos mais empregabilidade e melhor currículo que eles!)
  • É um curso bastante pratico e com bastantes ferramentas.
  • É uma área muito restrita à minha faculdade.
  • Tenho o nome da minha faculdade no currículo que só por si já abre as portas do céu!
  • Cumpro requisitos para muito mais variedade de trabalhos do que se fosse para um curso restritivo como gestão ou economia.

Portanto, este é o plano das festas para os proximos anos... 
Espero mesmo que consiga arranjar tempo para encontrar um trabalho, gostava de estagiar numa empresa (que infelizmente não é possivel por serem em full time porque estágios há ai aos trambolhões e não me quero meter já numa consultora). É ver o que a vida nos reserva!

You Might Also Like

13 comentários

  1. Se é o que queres mesmo nunca desistas de lutar. Pelo que escreves parece ser bom o curso. Agora são os poucos que não estão lotados.

    ResponderEliminar
  2. R: Como a revista só será uma vez por mês, mesmo que a disponibilidade não seja muita, acho que se arranja sempre um tempinho. Ainda não sei bem como vou dividir os temas, até porque está dependente do número de pessoas que quiser participar no projecto. Claro que vou ter uma parte (talvez uma rúbrica) em que pessoas que não façam parte da equipa fixa possam participar e enviar os seus textos. De resto, ainda está tudo um pouco em aberto.
    Gostava de ter a tua participação nesta revista. Acho que serias uma mais valia, já que o teu blog é um dos meus preferidos.

    ResponderEliminar
  3. Acho que a questão aqui é que nem toda a gente tem aptidão para tirar um curso de engenharias e complementa-lo com formação em business. Ou seja, a maioria das pessoas tem jeito para uma área mas não tanto para a outra. De qualquer forma, se tens aptidão para ambas fazes muito bem em ter uma formação mais abrangente. Foi uma decisão super inteligente da tua parte e acho que nem toda a gente teria tido a capacidade de planear tudo com tanto pormenor e antecedência e manter-se fiel aos planos. Força!

    ResponderEliminar
  4. Não és obrigada a tirar mestrado na área da licenciatura. Se é o que queres força =)

    ResponderEliminar
  5. Espero que corra tudo bem. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. boa sorte e espero que consigas :)

    ResponderEliminar
  7. Já tens as ideias todas no lugar, adorava estar tão decidida quanto tu :)

    ResponderEliminar
  8. O mais importante é já teres o caminho bem traçado. A partir daí tudo se torna mais simples ;)

    ResponderEliminar
  9. Nem toda a gente que anda em gestão quer seguir exclusivamente o mundo dos negócios. Temos imensas áreas por onde escolher.
    Qual é o mestrado que pretendes tirar?

    ResponderEliminar
  10. Fiquei curiosa quanto aos teus planos. Desejo-te tudo de bom, miúda!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Acho que fazes muito bem. A maioria das pessoas acredita que o mestrado tem de ser uma continuação exacta do que foi iniciado na licenciatura. Eu acho completamente o contrário, um curso de engenharia dá-te uma bagagem impressionante e podes fazer um mestrado em praticamente qualquer área, por mais difícil que seja, e se for diferente ainda melhor. Ficas com um leque de opções muito mais abrangente.

    ResponderEliminar