Resposta ao Anonimo:

5.5.14
Achas que nos sentiremos prejudicados (seja socialmente, seja academicamente) se resolvermos não participar na praxe?

Sinceramente eu não fui à praxe logo não trajei e sou amiga dos dois caloiros mais activos da praxe do meu ano. E tenho imensos amigos que são da praxe e não sinto que conheço menos gente por ter desistido da praxe. Portanto eu acho que não, de forma nenhuma!!
Nas privadas acho que é pior (pelo menos do que algumas amigas me contam), mas na publica não. Tenho amigos nos dois lados da barreira, em varias faculdades, e não tenho nenhum caso conhecido em que sejam  deliberadamente prejudicados. Claro está que se fores para uma faculdade com uma praxe muito activa é normal que o pessoal esteja mais ligado com quem passa mais momentos juntos, nomeadamente na praxe. Mas não és excluído.
Alias a universidade é muito mais do praxe. Então academicamente não te afecta mesmo nada. as vezes melhora porque é tempo que não perder e podes estudar.
Mas não ponhas já de lado a praxe, experimenta. Eu foi assim que fiz fui de mente aberta fiz uma ou duas. Achei piada mas assim que me coincidia com o as aulas ou andava a chafurdar na lama perdeu a piada toda e desisti.
Espero ter ajudado!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Participa Anónimo!! Ou pelo menos experimenta, não és prejudicado socialmente nem academicamente se não participares, como é óbvio, mas se fores vais conhecer umas 50 pessoas novas por dia (nada mau para a vida social), e vais ter um padrinho ou madrinha que se cumprir com os seus deveres te vai fornecer os apontamentos que precisares (nada mau para a vida académica) e ajudar-te em tudo. Para além disso vão ser provavelmente os melhores tempos da universidade, apesar de só te aperceberes disso quando acabarem e a tua vida começar a ser "normal" :)

    ResponderEliminar
  2. A praxe até pode ser divertida os jornalistas é que falam mais do que devem e inventam o que não é verdade. Mesmo não sendo praxado pode trajar na mesma e dar-se perfeitamente com o resto do grupo do curso, a única diferença é o traçar da capa e o enterro do caloiro em que não podem participar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não forem praxados acho que não podem trajar, pelo menos na minha uni é assim... só se essa regra difere de instituição para instituição.

      Eliminar
  3. Bem, eu andei numa privada, não pertenci à praxe e nunca fui excluída de grupos de amigos por causa disso :) o Moçoilo fez a praxe e não foi por isso que deixamos de nos conhecer e começamos a andar :)

    ResponderEliminar
  4. Acho que sim deve experimentar e depois escolher.. Na minha escola nós trajados levávamos sempre os caloiros às aulas.. Não dizíamos para ninguém faltar

    ResponderEliminar
  5. Apenas posso falar da praxe na Universidade de Évora (mais propriamente do curso de Medicina Veterinária). Cá a praxe não coincide com as aulas, os nossos Senhores Estudantes (cá em Évora são os alunos de 3º ano, só a partir desse ano é que é permitido praxar assim como só a partir do 2º é permitido trajar e sinceramente para mim faz muito mais sentido assim) iam buscar-nos DEPOIS das aulas. Somos praxados durante um mês e meio (todos os dias, todas as noites, não há folgas durante a semana) e é normal que fiquemos mais próximos uns dos outros nessa altura. No entanto, nenhum dos meus colegas anti-praxe foram prejudicados! Damo-nos todos bem. Eu adorei a praxe por isso acho que todos deviam ao menos experimentar :)

    ResponderEliminar