A minha maneira de acreditar nas coisas.

29.3.14



Não sei aquilo que sabem sobre mim, mas sou uma pessoa de fé mais do que religiosa. Posso dizer que nasci e cresci numa comunidade católica fiz todos os sacramentos até ao crisma. Mas sinceramente há algo em mim que desvaloriza a religião e a igreja. Cresci numa comunidade de mente aberta com um imenso poder para se questionar mas com uma imensa fé. Aprendi que dizer que acreditamos porque sim ou porque fomos educados não faz de nós bons fieis. Aprendi que se queremos seguir uma religião temos de a questionar sempre de forma a procurarmos nela sempre um propósito. Dei catequese, estive no Vaticano e ia à missa todos os santos sábados.  Mas quando deixei de olhar apenas para o mundinho onde vivia mas sim para o global percebi que esta é tudo menos uma boa religião, é tão mesquinha como as outras. Mas não é o Deus que acreditamos que está errado, somos nós porque somos nós que criamos a religião.
A desigualdade de direitos, a imponência do Vaticano, os costumes puramente por tradição que hoje não fazem sentido nenhum. 
O homem é que criar as coisas a seu belo prazer. Dai não acreditar na bíblia e sempre o disse. Como posso acreditar num livro que tem milhares de anos, passou por toneladas de traduções, que passou pela inquisição, que foi copiada por monges copistas à luz da idade média. Como não estará a mensagem detorpada? Manipulada? As partes? E que aconteceu aos milhentos evangelhos originais? 
Não deixo de ser uma pessoa de fé, que acredita no Deus que a igreja fala mas que apenas não concorda com a forma como ele é usado. 

You Might Also Like

9 comentários

  1. A religião é um tema bastante controverso :s

    ResponderEliminar
  2. Eu tambem nasci no seio de uma familia extremamente catolica.Eles acreditam e obrigam-me a esses "rituais",missas todos os domingos,epa...Eu nao acredito,e vou por que tem mesmo de ser.

    ResponderEliminar
  3. Eu não acredito em Deus e concordo com quase tudo o que disseste :)

    ResponderEliminar
  4. tu acreditas em Deus.. não acreditas é no homem.. E realmente como é que é possível a mensagem estar igual.. é impossível

    ResponderEliminar
  5. A meu ver fé não tem que estar directamente ligado à religião. Identifiquei-me com o teu texto :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo. Acredito em algo superior, mas não acredito na religião.

    ResponderEliminar
  7. Acho que nunca ninguém descreveu o meu percurso como tu descreveste agora. Penso exactamente como tu. A religião católica fora de Portugal (tirando o Vaticano, claro) é um bocadinho mais aberta, menos preconceituosa e mais jovem, e isso digo com certeza e por experiência. Mas no geral também me faz muita confusão, fiz os sacramentos e a catequese (falta-me o crisma, mas eventualmente acho que acabo por o fazer) mas não consigo evitar ter nojo de algumas crenças que a igreja continua a tentar impor aos fieis no século XXI. Vivi muitos dos melhores e dos piores momentos da minha vida numa comunidade religiosa, fiz amigos que ainda hoje adoro, viajei imenso e cresci muito como pessoa graças às experiências que vivi com essas pessoas e que de outra forma não teria vivido, mas hoje em dia, mesmo indo à missa de vez em quando e a religião católica ser a que mais se aproxima daquilo em que eu acredito, sei que não acredito na igreja e nos dogmas mas sim em Deus. Num Deus mais virado para o amor, a tolerância e a ajuda do que para o castigo e para as regras todas, recuso-me a seguir certas regras feitas por homens que não evoluem desde há 2000 anos, mas isso não me impede de acreditar no Deus por trás da religião e das regras todas. Sou muito como tu e nunca tinha escrito sobre isso precisamente porque achava que os outros não iam compreender e eu não me ia saber explicar bem :)

    ResponderEliminar
  8. Eu não acredito em Deus e concordo contigo :)
    Também andei na catequese, etc. mas quando saí de lá aquilo deixou de fazer sentido para mim. O que diziam e o que fazem são coisas diferentes.

    ResponderEliminar
  9. Acontece-me o mesmo. Fogo, já paravas de ser parecida comigo :p

    ResponderEliminar