Coisas da Faculdade.

29.8.13
Vi este post no blog da Inn e achei que secalhar era  uma boa ideia fazer um post sobre isto cá no estaminé visto que estamos em áreas destintas e quanto mais vocês virem sobre como organizamos o estudo, materiais... Como realmente é a vida na faculdade. Esse foi um dos meus grandes dramas, toda a gente fala de como é morar fora de casa, as praxes, mas pouca gente fala sobre o que se deve comprar, como se deve comprar e  sobre o que vamos encontrar. Nisso a Inn está de parabéns porque está a dar informações preciosas.

Voces vão reparar que na faculdade a informação vem de rajada e que preparar o estudo já não é mais como no secundário em que vos dizem "sai da pagina tal à tal" e voces tem um livro altamente organizado que só tem de devorar e praticar. Na faculdade, e falo especialmente do meu curso, não há um manual, não há uma sebenta, não há uns resumos, não há uns slides em todas as cadeiras. Nos temos de fazer o nosso guião de estudo. Devido à mastrodôntica quantidade de materiais em bruto que nos são fornecidos, maioritariamente em inglês.

Ainda à uns dias fiz as minhas compras de materiais escolares (para o ano todo) que consistia em:
  • 8 cadernos - 4 mais pequenos (aulas) e outros 4 maiores (época de exames).
  • marcadores
  • Pasta nova para o pc
  • Uma resma de papeis brancos para impressão
Bastante pequena, não? 
Nos cursos de engenharia há uma grande componente da matemática, tendo as analises e os cálculos e da física. O que significa que exercitar é palavra de ordem e quanto mais cadernos quadriculados tiverem, melhor! Porque nas aulas poucos apontamentos se tiram, é mais para aprenderem a usar aquilo que as sebentas tem em teoria. E saberem, acima de tudo, o que ela/ele espera que saibam fazer nos testes.
O pc será o vosso maior aliado porque todos os livros são sacáveis e podem estar em PDF nos tablets e nos pc. Imprimir livros é um erro! (Excepto que seja um livro que vão usar nos semestre futuros e ter em mão é mais pratico). Porque facilmente os livros tem mil paginas e andar a passear mil paginas e pagar 30 e tal euros para 3 meses e depois adeus, é desperdício. Usem os pc, tablets... Tudo isso é bom investimento! 
Depois temos as disciplinas mais especificas do curso que variam muito se estas em química, economia, informática, biomédica, gestão... Isso tens de ir vendo com o tempo.

A minha teoria para este tipo de cursos é: Quanto mais cadernos melhor! Se sobrarem usas sempre para o ano que vem...
Eu cada vez que vou a um exame/ teste de analise gasto um caderno A4 de 120 folhas... portanto 4 por semestre não é assim tanto tendo em conta que os cursos tem de 5 a 8 cadeiras. 
Coisa que na maior parte de cursos de saúde não é tão preciso devido a quantidade de material de apoio relacionado com imagens e experiências que tem. 

Usem a net!! Já imensas vezes comprei sebentas e as mesmas estavam já digitalizadas na net, assim se poupam 4 euros. 
Usem sebentas de outras faculdades!! já me aconteceu estar encalhada num assunto e falar com um amigo e ele me dizer que a sebenta da faculdade dele era óptima a explicar esse tema.

You Might Also Like

5 comentários

  1. medo é o que sinto ao ler este post :p 4 cadernos é tanto :p

    ResponderEliminar
  2. O meu curso não tem nada a ver com engenharias nem saúde, como o da Inn por isso neste tipo de coisas há muita informação que não me ajuda nem prejudica :)
    É bom para conhecer mais sobre outros cursos mas visto que não tem nada a ver com as minhas escolhas... (:

    No entanto, os posts sobre a faculdade "em geral" ajudam-me imenso por mais que não seja para me dar a conhecer melhor esse "novo mundo" :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro quando vocês encaminham os caloirinhos da blogo! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Só vi agora este post (eu a ser distraída, oh God) e achei-o brilhante, porque estamos em cursos muito distintos e sempre os podemos ajudar! Adorei os teus conselhos, muito bons :)

    ResponderEliminar